Tirar fotos viajando sozinha. Sim, esse é um perrengue real.
Você está andando por um lugar lindíssimo ou, finalmente, encontrou aquele ponto turístico que sonhava em visitar há anos e…não tem ninguém para registrar o momento para você. Claro que é muito mais fácil ter alguém de confiança e intimidade na hora de pedir para tirar uma foto, porém, não é o fim do mundo se você viaja sozinho.
Quando eu fiz minha primeira viagem solo em 2012, a moda das selfies estava começando e, além de me sentir meio boba virando a câmera para o meu lado e sorrindo para um celular, as fotos acabavam ficando todas iguais: metade da minha cara e um pedacinho do que eu queria mostrar. Com o tempo, eu vi que poderia esticar mais o braço para poder enquadrar mais coisas – duh! – e melhorar nisso de selfie. Essa com a Torre Eiffel eu gostei tanto que chegou a ser a foto do meu perfil no Facebook.
Só que é muito chato sair em todas as fotos assim. Até porque todo mundo já conhece sua cara e o ambiente nada, né? Então, aqui vai uma listinha de tudo o que você pode fazer para evitar que todas as suas fotos saiam como na imagem acima:
O PAU DE SELFIE
Eu não tenho nenhuma foto com pau de selfie para ilustrar (e nem precisa, né? todo mundo já conhece!) porque eu acho essa joça uó! Se eu já tenho vergonha de tirar selfie com o celular, imagina com uma coisa que chama muito mais a atenção?
Porém, creio que muito provavelmente, irei comprar um pau de selfie na minha próxima viagem, já que ficarei muito mais tempo sozinha e passarei por lugares em que eu já sei que não vai ser fácil arrumar um lugar para apoiar o celular.
E, convenhamos, que essa moda chegou para ficar. Com o pau de selfie, você consegue enquadrar muito mais coisas e não precisa pedir para ninguém tirar foto para você toda hora.
PEDIR PARA ASIÁTICOS
Estamos aqui falando justamente sobre você não ter um álbum de viagem lotado de selfies, então, em algum momento, você irá pedir para alguma pessoa tirar foto para você. E, se essa pessoa puder ser um asiático, melhor ainda!
Não é à toa que eles são conhecidos por sempre estarem com uma câmera nas mãos, eles gostam mesmo de fotografia. Só que o truque está em reconhecer a nacionalidade deles. Japoneses e coreanos são mais habilidosos e perfeccionistas na arte de fotografar e vão tirar várias fotos suas mesmo sem você ter pedido tantas, assim como essa menina que tirou várias, testando diferentes tipos de enquadramento e exposição. Fiquei passada!
Já os chineses costumam ser mais tímidos e na deles. Eu pedi para um asiático tirar uma foto minha no Louvre toda feliz, quando a garota me respondeu em alto e bom som: “Não!” e saiu andando me deixando com cara de cu em frente a Pirâmide Invertida enquanto um monte de gente esperava para tirar foto lá também.
LEVAR UM TRIPÉ
Foi-se o tempo que carregar um tripé era sinônimo de chatice. Eu mesma já tive um daqueles grandões extensíveis que nunca usei fora de casa por pura preguiça de carregar aquele trambolho. Pensando nisso, algum gênio desenvolveu o tripé Octopus, com pernas móveis e maleáveis que podem ser colocadas em qualquer lugar. É ou não é uma mão na roda?
APOIAR O CELULAR EM ALGUMA SUPERFÍCIE
Existem algumas técnicas e truques que fui desenvolvendo ao longo das minhas viagens que até fizeram minhas fotos saírem do lugar comum e chamar a atenção pelo ângulo diferente. Quando alguém tira foto para a gente, normalmente é o ângulo frontal e só. E a “técnica” é exatamente essa: procurar um lugar seguro para apoiar o celular, ligar o timer (eu uso o aplicativo TimerCam) e torcer para não passar ninguém na frente.
Isso exige um pouco de paciência e algumas tentativas, mas é o que mais faço para tirar fotos sozinha. Apoio no chão, na bolsa, numa pedra, num banco, num galho, num corrimão, o que tiver disponível e os resultados são esses:
*Ah, e a foto de capa desse post eu tirei apoiando o celular numa estátua em frente ao Altes Museum, também em Berlim.
FAZER VÍDEOS E TIRAR PRINT DA TELA
No mesmo esquema de apoiar o celular para fotos, você pode fazer com vídeos. Dependendo da foto que você quer, é muito mais fácil filmar um momento e depois tirar o print da tela para aquela captura exata.
Na ocasião, estava com amigos e eles é que fizeram o vídeo para mim, mas você já entendeu que dá para fazer sozinho, né? 😀
Bom, é isso. Espero que tenha ajudado a pensar fora da caixinha e a tirar outras fotos além das selfies básicas de todo dia.
Se você tem mais alguma ideia, me conta nos comentários. 🙂
Muito legais as dicas, fotos bem criativas, parabéns!
Obrigada, Maira! 😀